Tradição e Progresso
Há mais de 100 anos que o nome “Sachsenküchen” é sinónimo de mobiliário de cozinha de alta qualidade e inspiração. A companhia começou a fabricar mobiliário no início do século passado, mais precisamente, em 1908. Na década de 1930, a empresa expandiu-se para se tornar um dos fabricantes mais importantes de armários de cozinha da Europa.
Um processo de produção superior, colaboradores altamente qualificados, um esforço contínuo para integrar novas tendências no programa e uma boa política de preços foram as razões pelas quais a Sachsenküchen conseguiu manter a sua quota de mercado e exportar com sucesso toda sua linha de produtos.
Esta tradição segue firme, se fortalece a cada ano e, atualmente, leva o nome “Sachsenküchen Hans-Joachim Ebert GmbH”. Nesta esteira, podemos afirmar que a Sachsenküchen evoluiu para se tornar um parceiro de confiança e poderoso no mercado alemão e internacional.
Desde 1945
Como tudo começou…
No século XIX, poucos sabem, mas a empresa começou como fabricante de tijolos. Após o encerramento da fábrica, Franz Heide assumiu a empresa e, finalmente, começou a fabricar mobiliário. Depois da Primeira Guerra Mundial, sob a liderança do Diretor Fritz Gietzelt, a companhia iniciou a produção de armários de cozinha com o nome comercial “Sachsenkuechen”. Mais tarde, o gestor de negócios da companhia, Alfred Hofmann, expandiu a empresa, tornando-se num dos principais fabricantes de armários de cozinha. Durante a sua direção, foram concebidas novas cozinhas Buffet por todos os anos, estabelecendo novas tendências de maneira contínua. Nesta época, fabricavam-se aproximadamente 15 novas cozinhas Buffet por dia. Até 1940, um enorme crescimento económico moldou o desenvolvimento da empresa.
1946 – 1989
À frente em design e funcionalidade
As consequências da Segunda Guerra Mundial sentiram-se na empresa e a retomada da produção começou com produtos mais simples, necessários para a reconstrução. A fabricação iniciou-se em circunstâncias difíceis, pois, por um lado, não havia recursos suficientes e, por outro, havia grandes problemas com o fornecimento de combustíveis para a caldeira. Em 1950, a empresa voltou a empregar aprendizes. Em 1955 passou a ser propriedade do Estado e foi fundida com outras empresas, criando a VEB (K) Holz Schmiedeberg. Devido à elevada qualidade de produção, ao aumento de escala e à rápida resposta às novas exigências dos clientes, a companhia apresentou-se sempre com grande sucesso nas exposições de móveis LEIPZIGER MESSE e KÖLNER Möbelmesse.
Apesar das reorganizações operacionais e de outros desafios, a empresa melhorou a eficiência e a qualidade devido às reconstruções, novas aquisições e apresentando regularmente inovações, recebendo inúmeros prémios, dentre os quais, o maior reconhecimento de qualidade da RDA: o selo de certificação “Q”.
1990 – 1996
Um novo começo com coragem…
Com o início da mudança política na Alemanha, começou um período de déficit económico gradual dos setores público e privado, mas a Sachseküchen enxergou oportunidades para iniciar seu caminho rumo à autonomia. Esse foi o início de um período emocionante e difícil na história da empresa. Era uma empresa bem organizada e equipada, mas faltava-lhes fluxo de caixa e ainda existiam contratos de exportação pendentes a serem cumpridos. Neste cenário desfavorável, a empresa passou por profunda transformação e foi renomeada, finalmente, com o nome “SACHSENKÜCHEN”.
1997 – 2008
…e crescimento constante.
Nos anos seguintes, era obrigatória uma expansão para nos mantermos competitivos. Por esta razão, ampliaram-se as estruturas existentes e construíram-se novos edifícios. No dia 31 de agosto de 1996, celebrou-se uma cerimónia de colocação da cobertura de um conjunto completamente novo de edifícios, que foi inaugurado a 7 de novembro de 1997. Com uma área de 10.000 m2, existiam, agora, novas áreas independentes de produção, administração e exposição de cozinhas. Isto lhes permitiu iniciar, neste mesmo ano, a consagrada exposição anual.
A melhora da produção e a ampliação da gama de produtos permitiram novas expansões, com sucesso crescente e contínuo. Como reconhecimento de todos estes esforços, a empresa recebeu o “Óscar para empresas de média dimensão” em 1999.
2008
100 anos de Sachsenküchen
No dia 30 de agosto de 2008, a empresa celebrou o seu 100º aniversário. Nas comemorações, o antigo Primeiro Ministro, Professor Dr. Kurt Biedenkopf, homenageou as grandes conquistas da companhia. A Sachsenküchen orgulha-se de uma história muito interessante e cheia de eventos, que permitiu a ela se tornar ainda mais bem-sucedida. Participaram nestas comemorações convidados de 12 países, bem como os parceiros comerciais de longa data.
2009 até hoje.
Otimismo em relação ao futuro…
Foi com muito entusiasmo que a Sachsenküchen iniciou seus próximos 100 anos de trajetória. Foram feitos muitos investimentos em novas tecnologias de produção e em linhas de produtos. Destaque para o grande investimento aplicado numa linha totalmente automatizada de corte optimizado.
- 2010: expansão do armazém de expedição
- 2011: início da nova linha de produtos SK130, com espaçamento de 130 mm
- 2012: início da tecnologia de selagem “LaserEdge”
- 2015: integração das antigas linhas de produtos DD2000 e “Venezia” para completar a linha SK130 (altura dos armários de 720 mm e cozinha sem puxadores)
- 2016: modernização dos processos de corte na linha de produção de tampos e a expansão das capacidades de armazenamento
... o amanhã.
O futuro precisa do passado
No futuro, a Sachsenkuchen se compromete a continuar a trabalhar fortemente para criar soluções práticas e orientadas para o cliente, garantindo cozinhas que complementam e embelezam a sua casa. O desejo contínuo por evolução motiva diariamente a empresa a trabalhar sempre focada em novas ideias, mas mantendo, ao mesmo tempo, todas as tradições e valores que acreditam ser fundamentais. Afinal, não pode haver futuro sem um passado.